sexta-feira, 6 de novembro de 2015

YouTube FanFest Brasil: celebridades da internet têm dia de popstar em São Paulo

Celebridades da internet tiveram seu dia de popstar do mundo real. E com direito a tapete vermelho, fãs se descabelando histericamente na frente do palco, algum choro, assédio, filas concorridas, autógrafos, mútuas declarações de amor e um pedido obrigatório e recorrente: "Faz uma selfie comigo?".

Nesta quinta-feira (5), no Audio Club, em São Paulo, aconteceu a primeira edição do YouTube FanFest Brasil. O evento – que já teve edições em países como Índia, Canadá, Tailândia, Coreia do Sul, Austrália e Indonésia – é promovido pelo Google, dono do YouTube. Por aqui, reuniu “algumas das mais importantes estrelas do YouTube” do país, nas palavras da organização.
Não estará errado quem descrevê-los como ícones da "geração Enem". Era gente como Kéfera Buchmann, Felipe Neto (que fez na abertura um discurso do tipo "a TV não me representa"); Iberê Thenório, do Manual do Mundo; e o funkeiro Biel, praticante do que ele chama de “funk sedução” e frequentemente descrito como “o Justin Bieber brasileiro” (confira, na foto ao final deste texto, a hipotética semelhança). 
São youtubers profissionais: faturam com os vídeos que produzem (não raramente, sozinhos, dentro de seus quartos). Os números estão na casa dos sete dígitos: literalmente, milhões de seguidores para cada. E, como este universo é mesmo vasto, há canais de humor, de dicas de beleza, de gastronomia, de música e de tudo isso ao mesmo tempo.
Os fãs gostam de justificar a paixão dizendo que os astros merecem tal apreço porque sabem "ser eles mesmos". Alguns dos youtubers, inclusive, preferiam ser eles mesmos no camarote, onde eram servidos cervejas, espumantes e canapés. "Dos fãs, a galera mais engajada é na faixa dos 14 até os 20 anos", afirmou ao Quem curte? o diretor de marketing do Google para a América Latina, Esteban Walther, satisfeito com o que via.
Luan Santana é outro engajado. Em breve aparição perto do fim da YouTube FanFest, o cantor brincou que adora “se intrometer nos eventos” alheios e reconheceu: “Sou como vocês, fã de vários youtubers, queria encontrar a galera, conhecer todo mundo”. O cartunista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, também fez uma presença.
O desejo de Luan era o mesmo dos mais de 70 mil que se inscreveram para participar da festa. Apenas mil foram selecionados, e a idade mínima exigida era 16 anos. Da lista de itens proibidos, constavam “balões em geral”, “malabares” (nunca se sabe...), “fogos de artifício ou de estampido”, “substâncias tóxicas”, “bebidas alcoólicas” e “remédios”. Desodorantes, aparentemente, estavam vetados da mesma forma, já que havia um tubo no cesto onde ficavam os objetos confiscados.

Quando os felizardos finalmente cruzavam a catraca que dava acesso ao “show”, ganhavam um vale cachorro-quente e um vale refrigerante. Sem medo de queimar a largada, já entravam fazendo selfies (versão vídeo e versão foto). Na sequência, partiam em rebanho e sob som realmente alto para frente do palco. Ou para as filas nos estandes reservados a um rápido encontro de pertinho com os ídolos. Mas, afinal, por quê? 

Joana Santos, de 28 anos, também de São Paulo, contou que estava ali por causa de Tatiane Ferreira, do canal Acidez Feminina. "Ela fala de coisas de que antigamente não se falava, ainda mais sendo mulher", afirmou Joana. "Principalmente sexo e sexualidade – e sem tabus. Comenta das mulheres que não têm vergonha de se mostrar para o namorado mas têm vergonha na hora de se mostrar para o médico. E também fala sobre pé na bunda", completou, rindo.

Houve, ainda, quem guardou energia para se manifestar com mais entusiasmo na hora em que Biel-o-Justin-Bieber-brasileiro achou certo mostrar o abdômen durante seu número musical

fonte http://g1.globo.com/pop-arte/blog/quem-curte-o-blog-de-fa-clube/post/youtube-fanfest-brasil-celebridades-da-internet-tem-dia-de-popstar-em-sao-paulo.html

0 comentários:

Postar um comentário