O Tesouro americano estimou, em 2014, que o EI poderia ganhar US$ 100 milhões por semana com a venda de petróleo cru e produtos refinados para intermediários que os contrabandeavam para a Turquia e o Irã, ou os vendiam para o governo da Síria.
Mas acredita-se que ataques aéreos contra a infraestrutura petroleira impactaram essa renda.
O pagamento de resgate de sequestros também gerou cerca de US$ 20 milhões para o EI no ano passado. Mas o grupo também arrecada milhões de dólares por mês extorquindo pessoas que vivem em áreas sob seu domínio, além de realizar roubos e saques.                                                                              
Minorias religiosas são obrigadas a pagar um imposto especial. O EI também lucra com roubos a bancos, venda de antiquidades e ao roubar e controlar a agricultura e criação de animais.
Mulheres e garotas sequestradas também são muitas vezes vendidas como escravas sexuais.

Qual o objetivo do EI?

Em junho de 2014, o EI declarou oficialmente o estabelecimento de um "califado" - um Estado governado segundo a sharia, pelo representante de Deus na Terra, o califa.
O EI pediu que muçulmanos pelo mundo jurassem fidelidade a seu líder - Ibrahim Awad Ibrahim al-Badri al-Samarrai, mais conhecido como Abu Bakr al-Baghdadi - e migrasse para o território sob seu controle.
O "Estado Islâmico" também disse que outros grupos jihadistas pelo mundo deveriam aceitar sua suprema autoridade. Muitos já o fizeram - entre eles, vários ramos da rival al-Qaeda.
O grupo afirmou que viu com bons olhos a possibilidade de enfrentar diretamente a coalizão liderada pelos EUA, vendo isso como um anúncio do confronto do fim os tempos entre muçulmanos e inimigos descrita em profecias apocalípticas islâmicas.
O grupo afirma que seu objetivo é erradicar obstáculos para restaurar a ordem de Deus na Terra e defender a comunidade muçulmana contra infiéis.                                                                                     http://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/tr%C3%AAs-atentados-em-um-m%C3%AAs-qual-a-for%C3%A7a-atual-do-estado-isl%C3%A2mico/ar-BBn0mUp?li=AAaB4xI