domingo, 26 de junho de 2016

Janot: Durmo com uma pistola na minha mesa de cabeceira, com três cartuchos carregados.

Rodrigo Janot, procurador geral da república, que comanda a maior investigação de corrupção que o país já viu ,a Lava Jato, é conhecido como “o homem que faz Brasília tremer.” Esta semana, em entrevista ao jornal Washington Post, ele revelou que dorme armado e que não acredita que Dilma seja corrupta. 

Você pode falar  como a investigação começou?

Esta investigação começou no sul do estado do Paraná e envolveu três operadores de câmbio ilegais.
Eles estavam fazendo a lavagem de dinheiro, certo?
Sim. lavagem de dinheiro e envio  de dinheiro ilegal no exterior. Um dos operadores da troca ilegal trabalhou aqui em Brasília. Bem ao lado do seu escritório, havia um posto de gasolina com um cartaz gigante dizendo “lavagem de carro” (Lava Jato). É daí o nome da investigação. 
Quando é que se tornou óbvio para você que o dinheiro tinha ido de contratos da Petrobras para partidos políticos?

[Nossos investigadores] começaram a esclarecer como funcionava o esquema dentro Petrobras para o pagamento de subornos. A forma como eu vejo, a Petrobras foi vítima de uma organização criminosa que tentou fazer lucro de forma ilegal.

Uma vez que as empresas contratantes de médio porte começaram a colaborar, eles explicaram como o sistema funcionava, e encontramos documentos que mostravam que eles tinham um sistema com base nas regras de um campeonato de futebol. Eles o chamaram de “Clube dos contratantes.” Cada empresa foi uma equipe, e eles iria jogar uns contra os outros. Quando um contrato público foi para cima, a legislação brasileira exige que um mínimo de três empresas lance uns contra os outros para ver quem fica com o contrato.


Assim, as empresas se reuniram e decidiram que seria licitar?
Foi uma competição para obter os contratos. Eles iriam oferecer preços que foram definidas de antemão, e eles sabiam que iria buscá-la. Ilegal. Cartel é um crime no Brasil.

Não foram eles dando [propina] para os partidos políticos?

Os investigadores descobriram que as empresas descobriram que havia três tipos de doações. O primeiro foi realmente legal dentro das normas legais da época. Os outros dois eram ilegais. No caso do segundo tipo de doação, algum dinheiro será canalizado para os partidos políticos através de dinheiro ou contas no exterior.



                                    Fonte> https://br.noticias.yahoo.com/janot-durmo-com-uma-pistola-na-minha-mesa-de-145423469.html

0 comentários:

Postar um comentário