domingo, 25 de outubro de 2015

Confira algumas dicas para se sair bem na redação do Enem

Professora de redação explica como textos dos candidatos serão avaliados e fala da importância

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 farão, neste domingo (25), a prova de redação. E uma boa nota na avaliação pode ser decisiva para que o estudante consiga garantir a certificação do Ensino Médio ou até mesmo uma vaga no Ensino Superior.
A professora de português Daniela Maria Barbosa conversou com a reportagem do Portal Brasil e elencou dicas a serem seguidas pelos estudantes. É fundamental, segundo Daniela, que os candidatos estejam acompanhando assuntos recentes relacionados ao País. 


"A leitura é muito importante nessa etapa. E atentar-se a alguns temas específicos, como intolerâncias religiosas, étnicas e raciais, e a questão da crise hídrica", completou Daniela.  
A redação do Enem exige obediência dos alunos a cinco competências: respeito à norma culta; apresentar obrigatoriamente estrutura de texto dissertativo/argumentativo; relacionar o tema da redação a outras áreas do conhecimento; utilizar mecanismos coesivos; apresentar proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.    
Norma culta
Uma outra recomendação da professora para esta etapa é que os participantes dominem os mecanismos de ortografia, de concordância e de pontuação da Língua Portuguesa.
"E fica uma dica: se há dúvida a respeito da grafia de alguma palavra, substitua por um sinônimo", sugeriu. "Eu gostaria que eles lembrassem também de evitar coloquialismo e gírias", acrescentou a professora.
Dissertação argumentativa
É necessário que as redações dos alunos tenham caráter dissertativo/argumentativo, estejam estruturadas em introdução, desenvolvimento e conclusão e apresentem sugestão de intervenção para o problema proposto pelo tema da prova.
"Ou seja, ele deve fazer um encaminhamento para o problema. Não significa, necessariamente, que o problema vá ser resolvido, porque alguns problemas não são solucionáveis, mas podem ser amenizados", afirmou Daniela.


     fonte>http://www.brasil.gov.br/educacao/2015/10/conheca-algumas-dicas-para-se-sair-bem-na-redacao-do-enem

0 comentários:

Postar um comentário