domingo, 7 de agosto de 2016

Mais severo que COI, Comitê Paralímpico exclui Rússia dos Jogos no Rio

A Rússia está banida da Paralimpíada no Rio. A decisão foi comunicada no início tarde deste domingo, pelo presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), Philip Craven, em coletiva no Rio de Janeiro. A medida se baseia no relatório McLaren da Wada (Agência Mundial de Controle de Dopagem), que revelou esquema sistêmico de doping dos atletas do país.
O relatório, mesmo que revelou o esquema usado por atletas olímpicos do país, identificou que amostras positivas para substâncias proibidas eram trocadas por exames limpos. Segundo Craven, pelo menos 45 casos ocorreram na Olimpíada de Inverno, em Sochi, na Rússia, em 2014. O esquema contava com a participação de membros do Governo russo.
A Rússia está banida não só dos Jogos no Rio, mas de qualquer competição credenciada pelo IPC.
"O sistema de controle de dopagem russo está quebrado, é corrupto e completamente comprometido. A Rússia não tem condições de fazer o controle de dopagem de seus atletas", afirmou Craven.
A decisão é mais contundente do que a tomada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) que permitiu que cada Federação analisasse a participação dos russos na Olimpíada. Somente as federações de a e levantamento de peso vetaram a participação. Remo e canoagem suspenderam parcialmente. Ao todo, 271 atletas russos estão competindo no Rio, cerca de 2/3 do total.
A Wada está no Rio com 400 integrantes. A decisão do IPC cabe recurso.

 Fonte> http://www.msn.com/pt-br/esportes/olimpiadas/mais-severo-que-coi-comit%C3%AA-paral%C3%ADmpico-exclui-r%C3%BAssia-dos-jogos-no-rio/ar-BBvm3wH?li=AAggXC1

0 comentários:

Postar um comentário