País alvo de embargo econômico dos EUA recebe Google Play e Analytics.
Em agosto, ilha já havia recebido o Chrome; em junho, executivo fez visita.
A empresa lançou na ilha a Google Play, loja que comercializa aplicativos para o seu sistema operacional, o Android, além de filmes, músicas, livros e outros tipos de conteúdo. Também levou para o país o Google Analytics, ferramenta capaz de mensurar o nível de audiência de serviços na internet.
A chegada desses dois serviços segue outro lançamento realizado pelo Google. Em agosto, a companhia levou a Cuba seu navegador na internet, o Google Chrome. Segundo a consultoria Net Applications, o browser é o segundo mais usado no mundo por computadores, com fatia de 21,25%. Só perde para o Internet Explorer, da Microsoft. Já a Google Play é a loja oficial de mais de 80% dos smartphones do mundo.
Devido ao embargo norte-americano a Cuba, as versões dos serviços do Google não são oferecidas em toda sua potencialidade na ilha. Apenas a versão gratuita do Analytics está disponível e a Google Play hospeda apenas aplicativos gratuitos. Com isso, o Google não poderá faturar com essas ferramentas.
Antes, a companhia já havia levado alguns de seus produtos a outros regimes restritivos, como o Iran, para onde levou o Earth, Picasa e o Chrome, em 2011, e a Sírya, que recebeu os mesmos serviços em 2012.
Em junho, Eric Schmidt, presidente do conselho do Google, visitou a Cuba. Na ocasião, publicou comentários sobre a ilha em sua conta na rede social Google+. “Cuba tem de abrir sua política econômica e de negócios, e os EUA tem de superar nossa história e abrir mão do embargo. Ambos os países tem de fazer algo que é difícil de fazer politicamente, mas vale a pena ser feito”, escreveu.
fonte/ http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/11/google-leva-loja-de-aplicativos-e-servico-de-analise-cuba.html
0 comentários:
Postar um comentário